14.6.12

Apenas uma tarde no Café da CPI


Uma coletânea de frases de ficção sobre uma comissão em que nada parece muito real

Vossa Excelência está à vontade? Aceita um cafezinho? Vossa Excelência prefere ristretto, descafeinado ou macchiato? Normalmente as Excelências preferem macchiato com adoçante. Gosto é gosto. Nós vamos começar a fazer as perguntas dentro de instantes.

Espero que Vossa Excelência não se irrite muito com o comportamento de outras Excelências quando lhe perguntarem. Alguns deles adoram espernear, mesmo no microfone. Vossa Excelência vai reparar que é parte de uma estratégia de sair nos telejornais da noite. O humor é uma ótima forma de propaganda nessa atividade aborrecida que é a política.

Vossa Excelência já foi ao banheiro? Convém ir, porque os depoimentos aqui costumam demorar mais de sete horas. Quer outro cafezinho? Sugiro também que Vossa Excelência faça um alongamentozinho. A cadeira é confortável, mas não é exatamente nova. Tem uma licitação para sair, uma Excelência estava tocando esse trâmite, mas aí teve aquele escândalo... esse não, aquele outro... esse! Pois é, e aí a licitação ainda tá à espera do edital... aquelas coisas.

Vossa Excelência vai precisar de um pouco de paciência hoje. Tem uns dois sites transmitindo ao vivo, o que aumenta a audiência e multiplica o número de vezes em que vão lhe inquirir a mesma pergunta mais de uma vez. Os parlamentares usam suas perguntas para marcar território e treinar oratória. Mas fique tranquilo, poucos estão realmente inteirados dos assuntos e querem mais desfilar vocabulário.

Vossa Excelência aceita um glossário? Há vez por outra um desfile de palavras bem difíceis aqui. Não, não que eu esteja menosprezando o vocabulário de Vossa Excelência, mas eu mesmo me embanano algumas vezes.

Vossa Excelência não se incomoda de o chamar de Vossa Excelência? Não é irônico, juro. Aliás, tire-me uma dúvida, por favor, Vossa Excelência: Vossa Excelência é da situação ou da oposição? Tudo anda meio misturado, muitas vezes eu me perco, perdoe-me Vossa Excelência.”

Vossa Excelência está como réu ou testemunha? É que de réu eu cobro 20% de gorjeta... ah, como testemunha? Então tudo bem, fica nos 10%.

Mas Vossa Excelência volta ou não?

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente, Excelência! bj Camila