26.1.12

RIO, CAPITAL MUNDIAL DO TERRORISMO ACIDENTAL

A culpa ainda não sabemos de quem é. Mas, quando um edifício de 20 andares desaba e leva outros dois consigo, além de um número ainda indeterminados de vítimas, é de se perguntar o que faz do Rio uma cidade tão repleta de atentados espontâneos.

Sim, amigo, é absurdo que um edifício desabe, como se tivesse sido alvo de um avião pilotado por terroristas. Assim como no ano passado era absurdo que tampas de bueiros voassem como minas terrestres, ou que um restaurante explodisse como se tivesse sido visitado por um homem-bomba. Tudo isso acontece no Rio com frequência extremamente incômoda – percebam que eu só observei os últimos dois anos.

Como nenhum grupo fundamentalista jamais clamou para si a autoria desses eventos, todos dignos de uma Al-Qaeda, podemos realmente decretar que o Rio é a capital mundial do terrorismo acidental.

Na Cidade Maravilhosa, os acidentes causados por imperícia, imprudência e negligência são do tipo que grupos paramilitares levam anos para planejar minuciosamente.

Repito: ainda não sabemos o que aconteceu no edifício Liberdade. Mas já soa trágico que todas as hipóteses plausíveis apontem ou para o amadorismo canhestro com um toque de corrupção – já que envolvem a retirada de uma viga de sustentação ou excesso de entulho, em uma obra que não tinha licença para ser executada – ou para má conservação com possíveis infiltrações na laje, ou o uso clandestino de gás (esta última tese parece ser a mais afastada).

É um pouco frustrante que em nenhum momento possamos cogitar algo como terrorismo. Faria mais sentido se fossem criminosos o desabamento na Treze de Maio, a detonação de bueiros das empresas de luz e gás e mesmo a explosão do restaurante Filé Carioca na Praça Tiradentes, em outubro passado. E ainda me lembram, sim, do descarrilamento do bondinho de Santa Teresa.

Na impossibilidade de culpar algum imitador do falecido Osama bin Laden, vamos ter que lidar com mais um sintoma grosseiro de irresponsabilidade e ilegalidade, tumores sociais a que a população carioca está tão perigosamente habituada, enterrar os mortos e consolar as viúvas e os órfãos feitos pelo absurdo.

E dizer-lhes, entre as condolências, que infelizmente essas coisas “acontecem”. Que foi sem querer. Ou que foi Deus que quis assim.

7 comentários:

Rodrigo disse...

Não sei o que pode ter sido... estou esperando o governador me explicar.

Maria Fernandes disse...

Tenho tanto pra falar, por ter vivido catástrofes de perto, que fico sem palavras, o mal está tão perto...

Malena disse...

Oi Renata...uma amiga postou algo seu e, vim bisbilhotar achando este texto...posso roubartilhar com meu blog/ bj grata!

Rozibaggio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rozibaggio disse...

O Rio de Janeiro nada mais é do que o resumo, o sumo, o tumor sentinela, que grita ao mundo o que é o verdadeiro Brasil, bonito, alegre, incompetente, um gigante estupido, comido de corrupção e de amadorismo, infeliz, porque ser alegre e feliz são coisas diferentes.
Quousque tandem abutere Catilina patientia nostra ?
Só nos resta rezar, ao Deus, que é brasileiro, mas certamente já se naturalizou Dinamarques, que proteja àqueles a quem amamos, que nos proteja e que não tenha piedade daqueles que nos causam tanto mal.

ilana Krauss disse...

Marvio, por favor, tira D'us dessa reta... Ele não "quis assim". (a não ser que você considere a capacidade intrínseca do povo brasileiro em aceitar e compactuar com as pequenas e grandes corrupções disponíveis no dia-a-dia como dom divino).

E tem mais - a oligarquia brasileira criou os "pequenos poderes" que permeiam a sociedade inteira com todas as possibilidades de corrupção - e bueiros explodindo, prédios caindo, e até mesmo assaltos, furtos e roubos sem investigação ou solução, são meras consequências.

Bárbara disse...

Há prédios desabando em São Paulo também e BUEIROS EXPLODINDO. Coisa que NUNCA HAVIA ACONTECIDO ANTES COM TANTA FREQUÊNCIA. Em São Paulo NUNCA, em 39 anos de vida, vi UM CASO sequer de bueiros explodindo na região central, onde moro há 22 anos. E eles explodem, assim, sem mais nem menos. Todo dia tenho que torcer pra não passar em cima de uma mina terrestre destas. As coisas andam muito mal explicadas e com cheiro de terrorismo. Não se esqueçam que o Islamismo mundial está tomando conta de todos os lugares do mundo. É o plano deles: derrotar, quebrar o Ocidente para sua dominação mundial. Eu não sei. Se isso continuar a acontecer com muita frequência já podemos claramente apontar para terrorismo de FATO.