4.10.12

Vai votar de novo de qualquer jeito?





Convicção é importante. No voto irresponsável, começa o país que odiamos


O leitor já deve ter lido vários artigos – alguns até meus, se é que me coube a honra – que se esforçaram na tentativa de tentar conscientizá-lo a respeito da importância de um voto meditado e bem decidido.

Pode soar como um desejo paternalista, condescendente – quem sou eu para ensinar alguém a votar? – mas a verdade é que somos uma democracia jovem, recheada de jovens eleitores, com máquinas partidárias não muito chegadas a uma ideologia, ou a um plano de governo.

Não quero incentivá-lo a votar em A, B, ou C – e nem poderia, sendo esta uma coluna de circulação nacional sobre eleição municipal.

Quero apenas que o leitor pense quanto custa o seu voto para prefeito e vereador. Porque é verdade que, num país em desenvolvimento, o número na urna pode ser muito barato.

Uma rua já asfaltada é suficiente para vincular seu voto? Ou talvez a recém-inaugurada iluminação do seu bairro? Políticos que já estão no governo querem que você pense assim: que fazendo o mínimo de suas obrigações, você já se sentiria totalmente vinculado a reelegê-lo ou a votar em seus sucessores. Não se permita ser comprado por tão pouco.

Questões de fé são importantes numa eleição – como chamar de outra forma a convicção numa ideologia ou num programa de governo? Mas peço aos eleitores sinceramente religiosos que verifiquem se o programa de mandato de seus vereadores beneficia o mundo real do bairro e da cidade em que vivem. Não é por frequentar a mesma igreja que uma pessoa se torna o melhor nome. Como se sabe, há muitos lobos em pele de cordeiro.

Na dúvida, repense seu voto: você tem de hoje até domingo para saber em quem pretende confiar. Perca algumas horas para fazer uma pesquisa: a internet põe a nu o candidato despreparado. Se ele não consegue ter em seu site oficial um plano detalhado para seu mandato, abandone-o.

O fundamental é ter algum tipo de convicção – até para votar nulo. Mas é preciso também perder essa cultura arraigada de que só os governantes são os culpados, ou de que só eles são os que não fazem nada.

O voto dado irresponsavelmente é o começo do Brasil que odiamos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ӏt's perfect time to make some plans for the future and it's time to bе haрpу.
Ι hаve reаd this post and if I could
ӏ dеѕire to ѕuggeѕt yоu sοmе interеsting thingѕ or аdѵice.
Maybe yоu cοuld ωrite nехt articles refeгrіng to this artiсle.
I deѕiгe tο гead moгe thіngs about it!


Checκ out my ωebsite ... payday loans