24.5.12

Sobre Xuxa, uma última palavra


Xuxa nos pegou de surpresa no “Fantástico”. Vivíamos nossas vidas bovinamente até que fomos pegos de supetão por uma apresentadora que, aos 49 anos e longe de sua época de maior sucesso, pareceu ter saído direto da década 80 a fim de nos fazer uma revelação decisiva: até os 13 anos, fora abusada sexualmente por três homens em três ocasiões.

Podemos ser cínicos diante da espetacularização de seu depoimento, claro. Temos esse direito, porque Xuxa é uma celebridade cuja vida pessoal sempre foi midiática. Confinada em sua casa na zona oeste do Rio, tudo que ela nos deixou saber de sua intimidade foi através desse tipo de evento.

O anúncio de namoro com Ayrton Senna, o reatamento com o pai distante, a gravidez e o parto de Sasha foram alguns de seus sucessos transmitidos pela Globo e capitalizados em audiência. E o reformulado TV Xuxa anda em baixa na sua audiência. A estratégia da entrevista-bomba já foi usada por Michael Jackson e Madonna e às vezes funciona.

Por outro lado, só nesta semana 220 mil ligações ao serviço Disque 100 foram registradas pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos relatando casos de abuso sexual infantil. Antes do depoimento, o total de ligações de janeiro a maio estava abaixo de 40 mil.

Saber que a celebridade enfrentou as sensações de culpa e vergonha divididas por milhares de meninos e meninas em todo o Brasil certamente incentivou outras vítimas a fazerem o mesmo. Trouxe visibilidade ao Disque 100, que é pouco conhecido, e injetou confiança.

O que Xuxa vai fazer depois do seu depoimento é o que menos importa no tema. A fama certamente lhe trará muitos dividendos por décadas. Se vai capitalizar sobre isso, se o seu programa vai dar picos históricos de audiência a partir do depoimento, a “taxa de verdade” embutida no que ela disse, a minha opinião ou mesmo a sua sobre Xuxa, seja no papo de rua ou na internet, tudo vira questão menor quando comparado ao bem que efetivamente gerou.

O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias são encaminhadas aos órgãos de proteção em 24 horas, e o denunciante tem sigilo garantido. Basta discar 100, de qualquer lugar do país, ou enviar e-mail para disquedenuncia@sdh.gov.br.

3 comentários:

Flavia Cohen disse...

Concordo plenamente com você! No dia seguinte da transmissão do depoimento, eu só via comentário 'pseudo' críticos, apenas pela vontade de mostrar que tem 'poder de crítica' e que não se deixe influnciar pela mídia... To cansada dessa gente que quer ser do contra apenas por ser e não porque tem argumentos bem sólidos q justifique essa posiçao!
Eu to cagando se ela se expos, se ela quer dar um up no Ibobe, se ela quer arranjar marido... Whatever, o que importa é que deu resultado concreto, tantas mil denuncias de crianças que ate esse dia estavam sofrendo em silêncio vieram a tona! E isso que vale.

Vinicius Albuquerque disse...

Ser despertado para uma causa por meio de uma farsa. Curioso ver que isso já existe na ficção: em Watchmen, Ozymandias fabrica uma catástrofe nuclear para despertar a fraternidade humana geral (isso no cinema; no quadrinho tem um mostro envolvido); alguns milhões de vidas salvaram a humanidade inteira. Isso é muito cristão: sacrificar a si ou alguém em nome do bem maior. Autoimolar-se para despertar a consciência de todos (se é que isso estava no cálculo inicial de quem planejou a entrevista-bomba).
Eu acho que, se a intenção da Xuxa fosse mesmo despertar a consciência de todos para o drama das crianças abusadas, isso poderia ser feito dentro do programa dela, sem se autoimolar. Pra que se pregar na cruz? O apelo a que todos passassem a conhecer e usar o serviço de denúncias não surtiria efeito, se feito dentro do programa dela? Era preciso mesmo surgir com uma revelação dessas?
Mas vamos supor a boa fé: tendo sido feita no momento em que foi feita, quem é que não vai suspeitar de intenção de manipular o espectador? Nem se trata de achar que a credibilidade dela sairá afetada – ela já não dispõe de muita, se mesmo alguma –, mas e a imagem de quem busca o serviço, será levada a sério pelo atendente do outro lado da linha? Como dar fé a essas pessoas que só saem à luz do dia se empurradas para fora por entrevistas-bomba? E esse mecanismo de fazer com que consciências públicas, serviços públicos, indignações públicas só surjam dessa forma midiática? Como achar que o bem que saia disso, sja ele qual for, compensa o fato de ter vindo à tona por um esquema claramente manipulatório?
Por que ela não levou casos de abuso ao seu programa de TV, sem se pregar na cruz? Porque dessa forma não capitalizaria nada. Afinal, que vantagem Maria leva?
Correntes do bem despertadas por celebridades decadentes precisando de audiência? Não, obrigado. Nem todo tipo de ajuda, só por ser ajuda, é bem vindo. Pragmatismo precisa ter limite.

Anônimo disse...

A Xuxa é uma pessoa que tem uma esposa que "lucra"com sua amiguinha (Marlene Matos)e que usa as crianças faz muito tempo,todo mundo sabe que ela não educa,apenas deseduca para fins comerciais bem sujos e não está nem aí com nossas crianças ,é mentirosa descaradamente e alguns inocentes continuam caindo nessa,que pena ...